Como funciona o TFT?

Você já ouviu falar de terapias holísticas?

As terapias holísticas recebem esse nome porque entendem que nosso corpo funciona como um sistema integrado e único, e qualquer problema que surja significa que há um desequilíbrio nesse sistema. Diferente da visão da medicina tradicional, as manifestações físicas não são problemas pontuais, e sim decorrência de desarmonia em nossos corpos físicos, energéticos e mentais. O trabalho da terapia holística é restaurar o equilíbrio no sistema, fazendo com que a manifestação física indesejada deixe de se apresentar.

Acha que tudo isso é papo de meditador-natureba-praticante de yoga-fora da realidade-que vende colar de semente na praia? Vamos lá fazer um teste então:

Feche os olhos e imagine um limão na sua frente. Estenda a mão para pegar esse limão. Sinta a textura dele em suas mãos, aproxime-o do nariz e sinta o seu cheiro. Agora corte esse limão imaginário em dois. Imagine a sua boca se aproximando dele, sua língua encostando aquela superfície azeda e cítrica e finalmente sua mão espremendo todo esse limãozinho na sua boca. Sinta o gosto do limão invadindo cada parte da sua língua. Deu um arrepiozinho? Começou a salivar, a sentir aquele choque na mandíbula de quando comemos algo azedo? Não? Imagina um alimento que goste bastante e faça o mesmo exercício. A menos que você tenha poucas habilidades imaginativas ou que não tenha se focado no exercício, é bem provável que você tenha sentido alguma coisa. Agora como pode o corpo manifestar uma sensação física de algo que só imaginamos? Isso mostra que corpo e mente são uma coisa só. Um depende do outro e a alteração de um reflete no outro. Quer mais exemplos?

  • Por que nosso coração bate mais rápido quando pensamos em algo que nos dá medo?
  • Por que nossas mãos suam quando estamos ansiosos?
  • Por que nossas bochechas coram quando nos sentimos envergonhados?

Ok, corpo e mente integrados até começa a fazer sentido… Mas e a questão da energia?? Como provamos isso?

Tá vendo a foto abaixo? Essa imagem é de um vaso linfático de um rato vivo visto por um estereomicroscópio. As setas azuis indicam uma finíssima linha no meio do vaso. E o que são essas linhas? É com muito orgulho que eu vos apresento os meridianos de energia!

meridiano

Como citado acima, trata-se da imagem de um vaso linfático de um rato VIVO. E por que isso é importante? Porque por muitos anos os cientistas duvidaram da existência dos meridianos energéticos porque estavam acostumados a estudar anatomia em corpos mortos, e essas estruturas simplesmente deixam de existir quando morremos⁽¹⁾. Elas estão presentes apenas em corpos vivos; literalmente, são elas as responsáveis pela energia da VIDA!

Ok, então agora consegui te convencer de que somos formados por um sistema de corpo físico, mental e energético?

Ótimo, então vamos falar de TFT!

TFT (do inglês “Thought Field Therapy”), é uma terapia holística que foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Roger Callahan, Ph.D, em 1979. Quando temos alguma perturbação que nos incomoda, seja física ou emocional, ela se reflete em nossos meridianos energéticos criando bloqueios. Essa terapia se utiliza de uma sequência específica de leves batidas com as pontas dos dedos em pontos específicos do nosso corpo (de acordo com a localização dos meridianos energéticos) que provocam uma vibração nos meridianos, eliminado os bloqueios e restabelecendo o sistema energético. Como já aprendemos que nossos sistemas físicos, mentais e energéticos estão interligados, o desbloqueio energético se reflete nessas três esferas, reequilibrando o corpo como um todo.

Quer um exemplo? Vamos supor que, quando criança, você passou por um acidente de carro e depois disso criou um trauma. Pra você, é impossível pensar em dirigir ou até mesmo estar em um carro como passageiro: só de pensar suas mãos começam a suar, sua boca seca, seu coração dispara. Um evento traumático causou uma perturbação tão grande em você que só de lembrar dele, ou seja, só de acessá-lo através do pensamento, bloqueios energéticos são automaticamente criados, fazendo com que reações físicas se manifestem em você. Como já falamos aqui, o pensamento tem esse poder de te sintonizar com aquela perturbação. Durante a terapia de TFT, pedimos para que você se sintonize com o seu trauma através do pensamento, ou seja, basta pensar no evento traumático. Isso é o suficiente para recriar os bloqueios energéticos e então, fazendo a sequência correta de batidinhas, os bloqueios se dissipam, levando com ele a perturbação atrelada. Em outras palavras, o trauma em questão entra em colapso e você se torna capaz de relembrar aquela situação  sem que haja interferências emocionais/físicas. Simples, não?

Exatamente. Tão simples que a maioria das pessoas não acredita.

Quer um exemplo real? Dê uma olhada no trailer desse filme. É um documentário feito pela ONG TFT Foundation que trata traumas de guerras voluntariamente em países como Ruanda, Kosovo e Uganda.

TFT é real. E pode tratar qualquer tipo de sentimento/emoção negativa e dor física que você possa imaginar. Duvida? Marque um atendimento, veja com os seus próprios olhos e sinta na pele os benefícios do TFT na sua vida!

Aguarde o próximo post, em que abordarei as diferenças entre a psicoterapia convencional e o TFT.

Até mais!

Kátia Figueiredo

Nota: (1) The Work Of Prof. Kim Bong Han ‘The Acupuncturist’ vol 1 (1967) S. Rose -Neil

9 comentários sobre “Como funciona o TFT?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s